quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Entre no Mundo do Karuta

Karuta, é um jogo originalmente japonês onde cartas com poemas de famosos filósofos e poetas japoneses são embaralhadas e viradas de cabeça para baixo formando uma espécie de jogo da memória. Um orador conta os poemas, a pessoa que encontrar primeiro a carta ditada pelo orador marca o ponto. Agora vamos para as modalidades...


Uta-Garuta e Isshu Hyakunin



O Uta Garuta é um modo de se jogar em que 100 poemas são escritos nas cartas, divididas em 2 conjuntos. Os jogadores devem decorar os poemas e pega-las rapidamente no jogo, terminando de recitá-las.

Já o Isshu Hyakunin é um subgênero do Uta Garuta, mais popular. Foi criado no século 13 por Fujiwara no Teika, onde há 100 poemas, cada um escrito por um poeta famoso.

Para se jogar o Uta-Garuta,não é preciso necessariamente recitar o final, basta achar a carta certa.



Esse é a modalidade mais conhecida, vemos ela em escolas, até mesmo em animes.

Iroha Karuta

É um modo mais fácil de se jogar, geralmente voltado para crianças. É semelhante ao Uta-Garuta e Isshu Hyakuin. É composto por 48 provérbios, cada uma começando com uma sílaba diferente, tendo um outro baralho expressando o tal provérbio por meio de imagens.

Ainda há três variantes, Iroha Garuta; Kamigata Iroha, Edo Iroha e Owari Iroha.



Jomo Karuta

Este aqui apresenta a história e locais da prefeitura de Gunma.



Obake Karuta


Esta modalidade foi criada no período Edo e ficou popular entre 1910 e 1920. Cada carta do baralho apresenta um sílabario em hiragana e uma criatura da mitologia japonesa, sendo que o seu nome significa justamente isso - Cartões Fantasmas. O jogo exige que os jogadores saibam sobre mitologia e folclore, tendo que achar as cartas correspondentes lidas pelo o arbitro.

O jogo nos mostra o fascínio que os japonesas tem por sua mitologia, tendo o jogo inspirado obras como: Yu-Gi-Oh!, Pokemon, Digimon, entre outros.



As Competições:



O Uta-garuta e Isshu Hyakunin é o estilo mais popular e o que geralmente vemos em competições profissionais. Para nós, ver um jogo deste parece ser um tanto quanto estranho, mas com certeza para os jogadores é excitante.

Inicialmente vemos os 2 jogadores e adversários se apresentarem, de quimono ou hakama, eles fazem uma referência aos juíz e depois para o desafiante. São colocadas as cartas no tatami. Tudo está quieto; gélido. As pessoas parecem estátuas vivas, que mal se mechem.

Inicialmente o juíz começa recitando um poema de abertura, o silêncio entre as outras pessoas ainda toma conta. Mas eis que um susto! Uma sílaba dita diferente e vemos movimentos bruscos dos jogadores e até pequenos "urros" da pláteia. A pessoa que acertou a carta, marca um ponto e logo tudo volta ao que era antes. Todos como estátuas humanas

Fonte: Otaku Louco

Nenhum comentário:

Postar um comentário