terça-feira, 2 de agosto de 2011

Um pedacinho do Japão em São Paulo.

Todo louco aficionado pela cultura nipônica sabe que o bairro da liberdade é o melhor lugar para amenizar o desejo de pisar no pais do sol nascente.

Ruas escritas em japonês, mercados com produtos japa, feiras com comidas, roupas e todo tipo de objetos tipicamente japoneses, pessoas nas ruas como se estivessem passeando na capital tokyo ou admirando os lindos jardins de Kyoto assim é estar na Liberdade.


                                                      Historia


O nome do distrito vem da época em que no Brasil existiam escravos, a área era conhecida como Campo da Forca, sendo essa a única "Liberdade" aos escravos ou transgressores. A Igreja da Santa Cruz localizada no centro do bairro era mais conhecida como a Igreja dos Enforcados. Ainda hoje as pessoas vão acender velas para as almas naquele local. No inicio do século XIX o soldado Francisco José de Chagas, o Chaguinhas foi condenado a morte por enforcamento em praça pública por incitar e liderar uma rebelião por atrasos nos salários.

Em sua execução no Campo da Forca a corda da forca se rompeu por três vezes, os presentes aplaudiram e começaram a pedir pela liberdade do condenado, acreditando tratar-se de um milagre. Chaguinhas foi morto a pauladas e enterrado no Cemitério dos Escravos, localizado entre a Rua dos Estudantes e a Almeida Júnior. A capela do Cemitério dos Escravos é a atual Igreja dos Aflitos, que ainda existe por lá.

A influência cultural pode ser sentida nas ruas de luminárias tipicamente orientais (onde até as placas dos estabelecimentos são escritas em caracteres orientais) e nas feiras temáticas que acontecem periodicamente. Lá se encontram diversos artigos típicos da cultura oriental e japonesa, sendo, então, um ótimo centro de compras destes produtos.

Do distrito da Liberdade também fazem parte o bairro da Aclimação, que nos últimos anos tornou-se uma área de concentração da colônia coreana, a região de várzea que dá nome ao bairro Várzea do Glicério, um enclave com população de baixo poder aquisitivo, e o bairro Morro da Aclimação, além do bairro da Liberdade.

Curiosamente a área mais conhecida do bairro da Liberdade, compreendida pelos arredores da estação Liberdade do metrô, encontra-se no distrito da Sé. O distrito é atendido pelas estações São Joaquim e Vergueiro da Linha 1 (Azul) do Metrô de São Paulo.

Localiza-se em seu território o Parque da Aclimação, o 1° Distrito Policial, diversas universidades particulares, o Palácio do Trabalhador e os hospitais Servidor


Quem ainda não conheceu a capital japonesa do Brasil não perca mais tempo, tem coisas que você só encontra no japão na liberdade como um tradicional concurso de karaoke ou um delicioso Takyoki feito em barracas de rua como vocÊ só vê lá. Vai lá

2 comentários:

  1. E viva a Liberdade! rs
    Adorei o texto thu :)
    Faz um twitter do teu blog! promove mais ele!
    Beiiijos

    ResponderExcluir
  2. Um dia quando eu for rica vamor todos juntos o/// adorei!

    ResponderExcluir